Tecnologia e Agricultura de Precisão atrai jovens para o agronegócio

Athos Zamboni, de 19 anos, entrou para o Núcleo Jovem COPLACANA após se interessar por projeto com drones

A tecnologia e a inovação revolucionaram o agronegócio. Hoje, com o avanço de ferramentas que otimizam o trabalho no campo, a realidade do produtor rural mudou, juntamente com os moldes da agricultura.

Com a automatização dos processos, é possível alcançar melhores resultados em menos tempo, preservar recursos naturais alinhados ao meio ambiente e facilitar o dia a dia do agricultor.

A agricultura de precisão consiste em aumentar a produção com maior eficiência e sustentabilidade dos recursos econômicos e ambientais. De acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a AP colabora no processo e análise de dados, auxiliando no entendimento das condições ideais para o cultivo das principais culturas agrícolas.

O perfil do produtor rural também passou por mudanças em razão da inclusão da tecnologia no campo. Pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA) revelou que 21% das decisões no campo são tomadas por produtores que têm entre 26 e 35 anos.

Athos Zamboni, membro do Núcleo Jovem COPLACANA, passou a se interessar pelo agronegócio após ver um projeto para melhoria do cultivo de cana-de-açúcar sendo desenvolvido em uma universidade.

“Como se fosse um drone que as pessoas usam para mapear dados. Foi muito legal essa iniciativa dos alunos de unir esses dois universos que as pessoas pensam que são contrapostos”, comenta o jovem de 19 anos.

O produtor, ao aplicar a agricultura de precisão em sua lavoura, alcança uma série de benefícios. Com ela, é possível realizar um gerenciamento detalhado do sistema de produção agrícola, não somente de aplicações de insumos e mapeamentos diversos, mas de todos as etapas que envolvem a produção, levando informações sobre a lavoura em tempo real e ajudando em uma tomada de decisões correta.

“A tecnologia está aí para automatizar processos, deixar a nossa vida mais produtiva, e não é diferente com o produtor rural. Um exemplo disso é a agricultura de precisão, que a COPLACANA investe bastante nisso, além de outras empresas, como a Bem Agro que trabalha com drones”, conta Zamboni.

O Núcleo Jovem COPLACANA é uma iniciativa pensada para dar suporte aos cooperados e filhos de cooperados que desejam começar a trilhar uma carreira no setor e que buscam entender mais sobre o agronegócio. As interações acontecem por meio de eventos, workshops e palestras sobre diversos temas, desde produção vegetal até administração de propriedade.

“Tem uma geração muito jovem que já está trabalhando e vai trabalhar no agronegócio, que vai tocar esse setor. O pessoal mais jovem está vindo com novas ideias, inovação e isso é muito legal. Além da troca de experiências com os outros membros e também os especialistas, o Núcleo está me mostrando que o agro tem espaço para a juventude”, completa Zamboni.