O que é febre aftosa?

A febre aftosa é uma das doenças animais mais contagiosas e causa grandes perdas econômicas aos pecuaristas. Trata-se de uma enfermidade infecciosa aguda que causa febre, seguida pelo aparecimento de vesículas (aftas), principalmente na boca e nos pés de animais de casco fendido, como bovinos, ovinos, caprinos, porcos e todos ruminantes selvagens.

Como é o contágio da doença?

O contágio pode acontecer por contato direto com animais infectados ou através de pessoas e bichos que tenham se tornado vetores móveis após contato com os contaminados.

Os animais contaminados podem transmitir a doença durante o período de incubação e manifestação da aftosa. O ar expirado, saliva, fezes, urina, leite e sêmen de animais doentes provocam contaminação até quatro dias antes do aparecimento dos primeiros sintomas clínicos.

Em casos muito raros, a transmissão acontece pelo ar. Veículos e equipamentos também podem carregar a doença.

Período da campanha

De 1º a 30 de maio de 2020. Devem ser vacinados bubalinos e bovinos de todas as idades.

Por que vacinar?

Quando a doença é diagnosticada, a perda é não só de um animal, mas do rebanho inteiro. Os produtores sofrem com a perda das cabeças de gado. A doença afeta diretamente a exportação da carne. Os países que fazem a importação da carne geralmente tem critérios rigorosos quanto à qualidade do produto. Eles restringem a compra de países que sejam foco da aftosa.

Alerta aos sintomas

Nos primeiros dias antes da manifestação das feridas os animais apresentam falta de apetite, calafrios, febre e redução da produtividade de leite. Após a manifestação das aftas o animal não consegue se alimentar ou caminhar, ficando prostrado e fraco.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito clinicamente, após a observação das feridas, e a confirmação se dá após análise laboratorial de tecido coletado na mucosa (de dentro da boca).

Comprovante

A comprovação da vacinação deverá ser realizada, preferencialmente, por meio eletrônico, como no caso do sistema GEDAVE (Gestão de Defesa Animal e Vegetal) até o dia 1º de julho.

O site de acesso é https://gedave.defesaagropecuaria.sp.gov.br/. Para o lançamento da comprovação da vacina no sistema, o usuário deve estar devidamente vinculado à Atividade Produtiva e com seu cadastro de pessoa física ativo. O usuário deve acessar o menu ‘Área Animal’ > Controles > Controle de Vacinação > Declaração de Vacinação – Febre Aftosa > Vacinação (etapa vigente).

Unidades da COPLACANA participantes

Araçatuba
Araraquara
Araras
Assis
Avaré
Cerquilho
Charqueada
Chavantes
Cosmópolis
Itapetininga
Nova Odessa
Penápolis
Piracicaba
Rio Claro
São José do Rio Preto

Canais de Dúvidas

(19) 3401-2200
(19) 99715-7931
comunicacao@coplacana.com.br