A febre aftosa é uma das doenças animais mais contagiosas e causa grandes perdas econômicas aos pecuaristas. Trata-se de uma enfermidade infecciosa aguda que causa febre, seguida pelo aparecimento de vesículas (aftas), principalmente na boca e nos pés de animais de casco fendido, como bovinos, ovinos, caprinos, porcos e todos ruminantes selvagens.
O contágio pode acontecer por contato direto com animais infectados ou através de pessoas e bichos que tenham se tornado vetores móveis após contato com os contaminados.
Os animais contaminados podem transmitir a doença durante o período de incubação e manifestação da aftosa. O ar expirado, saliva, fezes, urina, leite e sêmen de animais doentes provocam contaminação até quatro dias antes do aparecimento dos primeiros sintomas clínicos.
Em casos muito raros, a transmissão acontece pelo ar. Veículos e equipamentos também podem carregar a doença.
De 1º a 30 de maio de 2020. Devem ser vacinados bubalinos e bovinos de todas as idades.
Quando a doença é diagnosticada, a perda é não só de um animal, mas do rebanho inteiro. Os produtores sofrem com a perda das cabeças de gado. A doença afeta diretamente a exportação da carne. Os países que fazem a importação da carne geralmente tem critérios rigorosos quanto à qualidade do produto. Eles restringem a compra de países que sejam foco da aftosa.
Nos primeiros dias antes da manifestação das feridas os animais apresentam falta de apetite, calafrios, febre e redução da produtividade de leite. Após a manifestação das aftas o animal não consegue se alimentar ou caminhar, ficando prostrado e fraco.
O diagnóstico é feito clinicamente, após a observação das feridas, e a confirmação se dá após análise laboratorial de tecido coletado na mucosa (de dentro da boca).
A comprovação da vacinação deverá ser realizada, preferencialmente, por meio eletrônico, como no caso do sistema GEDAVE (Gestão de Defesa Animal e Vegetal) até o dia 1º de julho.
O site de acesso é https://gedave.defesaagropecuaria.sp.gov.br/. Para o lançamento da comprovação da vacina no sistema, o usuário deve estar devidamente vinculado à Atividade Produtiva e com seu cadastro de pessoa física ativo. O usuário deve acessar o menu ‘Área Animal’ > Controles > Controle de Vacinação > Declaração de Vacinação – Febre Aftosa > Vacinação (etapa vigente).
Araçatuba
Araraquara
Araras
Assis
Avaré
Cerquilho
Charqueada
Chavantes
Cosmópolis
Itapetininga
Nova Odessa
Penápolis
Piracicaba
Rio Claro
São José do Rio Preto