Coplacana participa da Agrishow Experience
Cooperativa apresentou boas ofertas aos participantes e esteve presente em um dos seminários online
Presença garantida, mais uma vez, a Coplacana esteve em mais um evento do agronegócio. Desta vez, nomeada de Agrishow Experience, a feira aconteceu entre os dias 14 a 18 de setembro no formato de plataforma digital.
A edição deste ano contou com uma séria de webinários que trataram de assuntos como: agricultura rentável e sustentável, agricultura digital e de precisão para o pequeno, médio e grande produtor rural e o agronegócio em tempos de pandemia, entre outros temas. O evento reuniu representantes da indústria, cooperativas, empresas ligadas ao setor e produtores rurais.
Além dos painéis, a feira também ofereceu aos participantes uma vitrine de produtos e serviços onde os produtores rurais tiveram a oportunidade de conhecer as novidades do mercado e realizar bons negócios.
A feira foi idealizada por diversas entidades do segmento no País. “Quando começamos, em 1994, nossa intenção era unir forças para ter maior potencial de venda. Com o surgimento da Agrishow,a indústria passou a ouvir o agricultor produzindo produtos que realmente atendessem suas necessidades”, explica Francisco Matturro, presidente da Agrishow.
Matturro afirma que a Agrishow já tinha algumas atividades virtuais levando em consideração que muitas empresas realizam transmissões ao vivo das suas ações durante o evento para seus clientes. A versão online chegou para estruturar ainda mais essas atividades e levar a feira de vez para o mundo digital.
“O isolamento social só acelerou o processo da migração da feira para o campo virtual. A Agrishow Experience é o mesmo evento só que 100% online. Nós montamos uma imersão completa para que o visitante tivesse toda a experiência da visita a feira”, completa.
Coplacana na Agrishow
No último dia do evento, as cooperativas foram tema da palestra: “Cooperativismo – Juntos somos mais fortes. Quais as vantagens de ser um cooperado?”. O seminário contou com a participação de Francisco José Severino, gerente técnico da Coplacana.
Durante a conversa, Severiano reconheceu a importância do papel das cooperativas no setor do agronegócio e para a sociedade relembrando que a proposta do cooperativismo é unir pessoas e compartilhar os resultados.
“As cooperativas são sociedades constituídas de pessoas. Seu propósito é atender seus cooperados representando-os em operações comerciais, fortalecendo seu poder de negociação e espaço de mercado baseando suas ações em valores éticos, transparentes, democráticos, responsabilidade social e honestidade. Todas as decisões são tomadas em conjunto democraticamente, ou seja, todos têm direito a voto”, define.
Segundo o gerente técnico, as cooperativas mobilizam milhões de brasileiros e têm uma expressiva contribuição para economia do Brasil. O setor está em uma escala de expansão constante. De acordo com dados do Ministério do Trabalho, em 2014, foram criadas 324 cooperativas no País, já no ano seguinte o número subiu para 444 e, em 2018,totalizaram6.600 cooperativas em território nacional.
“O cooperativismo mantém o seu crescimento apesar da crise. É um momento de investimento e ampliação do seu faturamento. A Coplacana é um exemplo. Estamos presente em 5 estados da federação e contamos com, aproximadamente, 14 mil associados. Nós atendemos todos os segmentos da produção agropecuária. Temos um portfólio robusto, que engloba insumos modernos, fertilizantes, defensivos, agrícolas, varejo com rações, fábrica de rações, pneus, lubrificante, implementos e unidade de grãos que recebe soja e milho dos cooperados de forma integrada, entre outras ações”, explica Severino.