Coplacana doará 2,5 milhões para 12 hospitais

Em Assembleia, cooperados decidiram doar o valor para ajudar o combate ao Covid-19

Durante a Assembleia (30/03), os cooperados da Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo (Coplacana) aprovaram a doação de R$2,5 milhões para 12 entidades de saúde. Os estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul serão beneficiados com a ação que irá fornecer equipamentos, insumos e/ou quantia em espécie.

“Essa ação vai beneficiar não só a comunidade ao nosso redor, queremos cumprir o nosso papel como cooperativa auxiliando a sociedade. Nós percebemos a dificuldade dos hospitais durante este período, que por muitas vezes sofrem com a falta de insumos, equipe médica para atender os pacientes e até mesmo recursos, então essa doação será um grande auxílio para essas entidades. Essa ação comunitária foi iniciativa dos cooperados e endossada por nossa diretoria” , explica Arnaldo Bortoletto, presidente da Coplacana.

Em Piracicaba o Hospital dos Fornecedores de Cana receberá a ajuda da cooperativa. Nas cidades de Assis, Avaré, Barra Bonita, Catanduva, Itapetininga, Macatuba, Penápolis, São José do Rio Preto, Taquarituba, Valparaíso e Costa Rica a doação será destinada às Santas Casas dos municípios. Já no estado de Goiás a instituição beneficiada será o Hospital do Câncer em Rio Verde.

A ação não é a primeira iniciativa da cooperativa para auxiliar no combate ao Covid-19. Durante o ano passado, a Coplacana promoveu diversas atividades em prol da comunidade como doações de cestas básicas, móveis, máscaras, roupas de cama e álcool em gel para fortalecer o trabalho de entidades que auxiliam a população em vulnerabilidade social.

“Os projetos socioambientais em 2020 foram voltados ao combate à pandemia. Numa força conjunta de colaboradores voluntários, cooperados, gestores de nossas filiais e diretoria da Coplacana, pudemos todos cooperar com ações voltadas a diversas esferas da sociedade, prefeituras, entidades e organizações. Nosso foco de doações se baseou nessa necessidade em atender o mínimo, das necessidades básicas que a população tanto precisa nesse momento”, comenta Andrea Diehl, gestora de projetos socioambientais da Coplacana.

“Certamente nós vamos transformar vidas com essas doações aos hospitais neste momento de dificuldade. Essa ação tem total conexão com o nosso propósito e com um dos princípios do cooperativismo que nos diz que é o nosso dever apoiar e cuidar das comunidades onde estamos inseridos” complementa Marcos Farhat, diretor administrativo da Coplacana.