Coplacana cria Comitê de Contingência pelo Combate ao Covid-19

A comissão foi criada com o intuito de monitorar todas as demandas referentes ao coronavírus.

A Coplacana criou o Comitê de Contingência pelo Combate ao Covid-19 a partir do mês de março com o objetivo de preservar a saúde dos cooperados, colaboradores e comunidade em geral. O intuito principal é monitorar constantemente o andamento da cooperativa durante este período de pandemia, tomando as decisões de forma rápida e ágil para que todos os envolvidos com superem esse momento.

O gerente de marketing, Marcus Bonafè, reforça que as medidas têm o intuito de preservar a saúde de todos. “O nosso objetivo é cuidar das pessoas. Cooperados, colaboradores e a população”.

Durante os últimos meses, várias ações foram implementadas e a ideia é apresentar algumas delas para que o cooperado possa entender como tem sido o posicionamento da Coplacana nesse cenário. 

Inicialmente, foram emitidos comunicados com as orientações de prevenção e combate ao coronavírus mostrando quais são as medidas necessárias em relação à higiene e ao distanciamento social. Os eventos foram suspensos, as viagens canceladas e as reuniões passaram a acontecer à distância. 

As equipes administrativas, comerciais e de apoio foram realocadas para o trabalho home office, mantendo no escritório e nas filiais apenas as atividades essenciais para manutenção e atendimentos das operações da Coplacana.

Foi organizada a campanha de vacinação contra a gripe em parceria com o serviço de saúde e o foco foram os colaboradores com mais de 60 anos e pessoas do grupo de risco. 

Todas as lojas passaram a respeitar as determinações dos decretos Federal, Estaduais e Municipais, sendo enquadradas como atividades essenciais para fornecimento de produtos para nutrição e saúde animal, adotando todas as medidas preventivas para colaboradores e cooperados. As unidades com varejo instituíram horários diferenciados, sendo das 07h30 às 09h00 para o atendimento presencial aos cooperados com mais de 60 anos e dos grupos de risco.

Os cooperados foram informados sobre a possibilidade de enviar a lista de produtos pelos canais de comunicação para apenas retirar os itens na loja ou solicitar a entrega via delivery.

Os colaboradores do grupo de risco, com mais de 60 anos de idade ou com alguma doença crônica, estão com as suas atividades, preferencialmente, sendo realizadas por teletrabalho, férias e banco de horas. Por ocasião do retorno ao trabalho, quando esgotadas as alternativas, estão sendo orientados a exercer as suas funções de forma mais restritas no contato com pessoas, reforçando os aspectos de prevenção.

Estão sendo realizadas ações sociais de doação em prol da sociedade para prevenção ao Covid-19. Em destaque, a doação de roupas de cama, que ocorre com a participação dos colaboradores, à prefeitura municipal de Piracicaba para acolhimento de moradores de rua neste período da pandemia. E, a realização da campanha de vacinação junto aos colaboradores da Coplacana, medida de prevenção e fortalecimento da saúde contra outros tipos de vírus da gripe.

Nesse cenário, a Coplacana conta com a proatividade, coragem e prudência de todos para sairmos ainda mais fortes desta crise.