COPLACANA amplia atuação no Mato Grosso do Sul

Cidade foi escolhida como potencial centro de produção e contou com apoio das autoridades locais

A COPLACANA inaugurou uma filial em Costa Rica – MS e a nova unidade reforça o plano de expansão da cooperativa, que enxerga o município como um potencial centro para a produção de algodão, cana-de-açúcar e grãos.

No início de 2021, a COPLACANA e a prefeitura de Costa Rica confirmaram a abertura de uma nova filial na cidade e a partir do anúncio, os trabalhos iniciaram. Após meses de obra e de adaptações do prédio, a inauguração aconteceu em 03 de fevereiro de 2022 com
um jantar.

A cerimônia iniciou com a benção do padre Kelson Malaquias e na sequência aconteceu o desenlace da fita ao lado da diretoria da COPLACANA: Arnaldo Bortoletto (presidente), José Coral (vice-presidente), Marcos Farhat (diretor administrativo), Roberto Rossi (Diretor de Negócios), Fabio Veloso (diretor de operações), Fábio Peres dos Reis (Gerente da Unidade), Fernando Dezen (Gerente de Varejo) e das autoridades costarriquenses, lideradas pelo prefeito Cleverson Alves dos Santos e do vice-prefeito Roni Costa.

A diversificação de culturas é assunto cotidiano da cooperativa e por buscar cada vez estar mais próximo dos clientes e cooperados, ampliar a região de atuação é de extrema importância. “O papel da COPLACANA é olhar para o cooperado e buscar as melhores soluções para aumentar a produtividade. Quando recebemos o convite do prefeito Cleverson Alves dos Santos, avaliamos como uma oportunidade para o município e para os nossos futuros cooperados”, explicou Arnaldo Bortoletto, presidente da COPLACANA.

A nova unidade conta com 300 m² de loja e depósito com 1.200 m² de área e fica instalada na Avenida Sebastião Paes Ananias, uma das principais vias da cidade para facilitar o acesso dos cooperados e clientes na nova unidade.

“Fornecer serviços e produtos de excelência, gerando valores aos nossos cooperados e à sociedade de um modo geral é o nosso papel. A nova unidade vai atender as necessidades dos cooperados, que vão encontrar aqui na nossa loja, ótimas condições de negócios, insumos, defensivos, fertilizantes, implementos agrícolas, agricultura de precisão e calor humano. É assim que a COPLACANA trabalha e também assim é a sua essência”, reforçou José Coral, vice-presidente
da cooperativa.

O evento de inauguração foi um jantar e todas as autoridades presentes tiveram a oportunidade de pronunciamento.

“Crescimento é diferente de desenvolvimento econômico, pois desenvolvimento econômico vai além, impactando diretamente a qualidade de vida das pessoas e da sociedade em geral. Nosso papel foi abrir as portas da cidade para novos empreendimentos empresariais e a COPLACANA é uma oportunidade para gerar renda e novas oportunidades de empregos”, reforçou Cleverson Alves dos Santos, prefeito de Costa Rica.

Em seu pronunciamento, o prefeito adiantou que em breve a parceria com a cooperativa irá gerar novos negócios. Cooperativa e município avaliam a possibilidade da abertura de uma fábrica de rações, uma nova unidade de silo e outros investimentos que vão influenciar para que COPLACANA e o município prosperem juntos.

Na ocasião da inauguração, o vereador Evaldo Paulino Garcia, representando a Câmara de Vereadores, reforçou a satisfação de ter sido atendido pelos diretores da cooperativa, quando buscou a instituição para fazer o convite para instalar uma unidade no município. “Muito obrigado por estar contemplando nossa cidade com essa instalação, e contribuindo com a geração de emprego e renda, por atender principalmente aos pequenos produtores rurais”, agradeceu
o vereador.

O discurso de todas as autoridades costarriquenses e da diretoria foi pautado na importância da parceria com o município e como foi essencial as autoridades locais terem dado o primeiro passo para estreitar os laços com a cooperativa. Existia um trabalho interno da COPLACANA em encontrar uma cidade no Mato Grosso do Sul e a aproximação das autoridades locais influenciou positivamente para escolha da cidade.

Tour pela cidade e novas oportunidades

A diretoria da COPLACANA representada por Arnaldo Bortoletto, Marcos Farhat, Roberto Rossi, Fabio Veloso e a coordenadora do departamento socioambiental Andrea Pavani tiveram uma agenda com as autoridades costarriquenses e puderam conhecer alguns projetos do município e estreitar ainda mais os laços com as autoridades.

A oportunidade de conhecer os projetos locais reforçou ainda mais a importância das relações. “É uma satisfação muito grande estarmos aqui e cada vez mais a COPLACANA está ampliando a sua atuação e isso é possível por conta das parcerias. A cidade está vivendo um grande momento de desenvolvimento e tem grandes potencialidades. A cooperativa vem aqui para trazer, produtos, tecnologia, fazendo o elo entre a venda e a assistência técnica, e voltada aos cooperados”,
disse Bortoletto.

Museu interativo de Costa Rica

Projetado para levar o visitante a uma jornada virtual pelas paisagens de Costa Rica, o Museu Interativo Nelson Silva Soares foi um dos locais visitados pela diretoria da COPLACANA.

A jornada interativa está dividida em três etapas: a Terra, que contém informações sobre a geologia e biodiversidade do cerrado, o Homem que apresenta a arqueologia, e a Cultura que fala dos fundadores de Costa Rica e sua evolução cultural.