2020: Conexão à distância para continuar o nosso legado com simplicidade

Autor: Roberto Rossi, Diretor de Negócios Coplacana

O ano de 2020 desafiou a humanidade, reorganizou prioridades, nos fez repensar a nossa comunicação e em trabalharmos para sermos mais efetivos. Numa era em que a medicina avança exponencialmente sentimos a fragilidade sanitária de eras menos evoluídas. Um capítulo triste, que ainda não se encerrou, mas que por outro lado acelerou aprendizados que serão importantes para os nossos próximos passos como seres humanos e também como agentes de negócios.

A agilidade, a capacidade de se adaptar rapidamente aos ambientes voláteis e ambíguos são predicados importantes para as organizações que almejam saúde e perenidade. A chegada do COVID-19 testou a Coplacana e pôs a prova uma cooperativa que sempre valorizou a proximidade e o relacionamento com cooperados, parceiros de negócios e colaboradores.

Do dia para a noite percebemos que tínhamos outra realidade e que o ambiente digital seria a nossa nova forma de estarmos presentes na vida de nossos cooperados e de todos os agentes desta grande cadeia do agronegócio, no momento da pandemia. O agro não parou, seguimos firmes na nossa missão de alimentar e prover energia ao Brasil e ao Mundo.

Neste contexto criamos nossas plataformas de acesso digital buscando um ambiente amigável e sem perdermos a nossa simplicidade. A fórmula funcionou. Tivemos cerca de 15.000 acessos dentro e fora do Brasil, expusemos e fortalecemos a nossa Marca, capitaneamos “lives” com temas muito relevantes, pudemos demonstrar o portfólio de nossos parceiros de negócios, o nosso Varejo com marcas próprias de rações e boa amplitude de produtos, o Avance, nosso Hub de Inovação, e toda a linha de Maquinas, com a Massey Ferguson, além de implementos, peças e Agricultura de Precisão para diferentes culturas. Movimentamos cerca de R$ 300 milhões nos nossos eventos. Ultrapassamos pela primeira vez em 72 anos a marca de R$ 2 bilhões em vendas em um ano.

Por fim aprendemos, evoluímos e entendemos que podemos ser mais efetivos, alcançando através do meio digital, raios maiores de atuação. O modelo híbrido parece ser o caminho, ou seja, quando pudermos é importante sempre estarmos fisicamente ao lado do nosso cooperado, entendendo suas batalhas diárias, mas também usando os meios digitais para ampliarmos nossa força e apoio à cadeia de produção de alimentos e bioenergia. Um brinde aos novos aprendizados e saúde a todos para que possamos sair mais fortalecidos desta crise global.