Vale do Mirtilo: projeto dedicado para pequenos cooperados

Auxiliar na diversificação de culturas para os cooperados é um dos objetivos da cooperativa

O Vale do Mirtilo é o novo projeto da Coplacana, dedicado à fruta que está ganhando cada vez mais espaço nas  feiras e supermercados brasileiros. O mirtilo, também conhecido como blueberry, é uma fruta originária de países da Europa e América do Norte que passou a ser cultivada  no Brasil na década de 1980.

Essa fruta está associada a um alimento inovador, que possui características benéficas para a saúde. Em razão de seu alto valor agregado, de oportunidades de mercado, principalmente na indústria alimentícia e farmacêutica, e também outras possibilidades, como sorvetes e bebidas específicas à base da fruta, o mirtilo se torna importante pela grande demanda e baixa oferta no Brasil e no exterior.

“Escolhemos trabalhar nesse ambiente inovador, onde faz menção à academia, instituição de ensino, e aos empreendedores que lá estão para trazer novas tecnologias, oportunidades de conhecimento e inovação”, conta Klever Coral, superintendente de inovação da Coplacana.

No campo, a plantação de mirtilos não ocupa grandes espaços,os produtores rurais que quiserem trabalhar com esta cultura necessitam ter disponível apenas um hectare. Além disso, a fruta fornece boa produção e renda constante para o agricultor.

O cultivo das pequenas frutas vermelhas mais conhecidas como “berries” têm aumentado no Brasil. O blueberry, popularmente conhecido como mirtilo, faz parte desta família de frutas e é um alimento de alto poder funcional que promove benefícios à saúde. A fruta está passando por um aumento expressivo no país, tanto no consumo, quanto na exportação, por isso a iniciativa de trabalhar e agregar valor ao alimento, principalmente aos pequenos e médios produtores, surgiu como uma nova oportunidade de renda.

A Coplacana fica responsável pela assistência técnica, comercialização dos insumos e mudas, que são certificadas e auferidas pelo técnico da cooperativa. Além disso, a empresa fará também a liberação de crédito para que a cultura seja desenvolvida junto aos cooperados.

A Vitrine Tecnológica, adotada no desenvolvimento do Vale do Mirtilo, se trata de uma coleção de plantas, com variedades distintas, onde são testadas oportunidades de inovações, por parte de bioinsumos, manejo, podas, fertirrigação e irrigação, comandada pela startup Agromakers. Na vitrine tecnológica, os cooperados têm acesso para avaliar tudo que há de mais inovador e tecnológico para essa cultura, além de poderem sanar suas dúvidas quanto ao manejo da planta.