Grandes feitos: breve resumo do relatório anual Coplacana

O ano de 2020 chegou para ressignificar muitos pontos e foi uma grande oportunidade de revisão de modelos, projetos, entendimento de novas necessidades e sobretudo de adaptações para a cooperativa como um todo. Todos evoluíram em meio às dificuldades que apareceram no decorrer da trajetória e cada mês se configurou em um marco para que todos pudessem aprender a lidar com um cenário tão incerto. No último dia de 2020, foi possível respirar um pouco mais aliviado com a chegada da vacina e com a esperança renovada sabendo que até em cenários incertos conseguimos superar as expectativas.

Ultrapassamos a marca de R$ 2 bilhões em vendas pela primeira vez na história e mais do que isso, crescemos dois dígitos em todos os negócios, remando, em linha com nosso Plano Estratégico, para sermos uma cooperativa mais diversificada em serviços e produtos.

No campo o produtorfoi e continua sendo nossa maior inspiração, visto que diariamente lida comas incertezas ligadas a agricultura, clima, pragas, volatilidade do câmbio, produtividade, lucratividade, entre tantos outros. Você, cooperado, é o exemplo da resiliência e o grande responsável por nos ajudar a pensar em como superar cada obstáculo.

Pensando nisso, trazemos aqui alguns dos importantes feitos dodesafiadorano 2020, com o objetivo de dar visibilidade dos nossos avançose conectar você cooperadoà nossa Estratégia de sermos uma cooperativa cada dia mais forte e presente. Aproveitamos também para agradecer nossos incansáveis colaboradores, por todos os objetivos concluídos com sucesso e perseverança.

Comitê de Contingência pelo Combate a Covid-19

Criamos o Comitê de Contingência pelo CombateaCovid-19 com o objetivo de preservar a saúde dos cooperados, colaboradores e comunidade em geral. O intuito foi monitorar, constantemente, o andamento da cooperativa durante este período de pandemia, tomando as decisões de forma rápida e ágil para que a saúde de todos fosse mantida.

Procuramos em todos os momentos seguir as diretrizes e protocolos determinados pelas instituições e órgãos de saúde, como uso de máscara e álcool em gel nas nossas dependências, distanciamento social no ambiente de trabalho, refeitório, lojas, fábricas e unidades e até mesmo tele trabalho quando possível.

Ainda, além dos cuidados indispensáveis para que passássemos por este difícil momento sem ocorrências graves no tocante a segurança da saúde, o Comitê também se debruçou para avaliar a saúde financeira da Coplacana, abrindo mão de estratégias para preservar o caixa da cooperativa, os compromissos com fornecedores, bancos, colaboradores e ao final do ano o saldo das ações definidas e implementadas foram muito positivas, e fechamos o ano com um bom saldo em caixa e oxigênio para as nossas atividades.

1ª Convenção Digital da Coplacana e Propósito Coplacana

A cooperativa, desde 2017, realiza a convenção com os colaboradores para alinhar os objetivos do ano, a Estratégia de médio prazoe discutir os pontos centrais em relação às atividades para o próximo período. O evento – que estava previsto para acontecer no primeiro trimestre – foi adiado em razão do coronavírus e a equipe buscou uma alternativa. A 1ª Convenção Digital Coplacana conectou as 27 filiais por meio de uma transmissão via Youtube.

No primeiro bimestre de 2020 trabalhamos para criar e apresentar em nossa Convenção o nosso Propósito – aquilo que descreve da melhor forma o que move a cooperativa – que extrapola os resultados, a missão e a visão. Para a definição deste propósito resgatamos toda a história de 72 anos da cooperativa. Um filme de coragem, empreendedorismo e inovação, com participação ativa na criação do Proalcool, do Consecana (modelo de remuneração de cana), do fortalecimento da cana-de-açúcar no Brasil, do primeiro Hospital de Produtores Rurais, o HFC e mais à frente com a criação de um HUB de inovação, mais um pioneirismo no segmento. Histórias de apoio ao crescimento dos colaboradores e das comunidades onde estamos inseridos nos trouxe a percepção das transformações de vidas que protagonizamos. Muita emoção, lágrimas por revivermos nossa história e sentimento positivo no término do trabalho.

“Coragem para conectar sonhos e transformar vidas”mostrou-se o propósito e a essência da Coplacana, a partir de 2020 oficializado e compartilhado com colaboradores, cooperados, parceiros de negócios e comunidade em geral. Que tenhamos sempre coragem, não abramos mão de nossos sonhos, que estejamos conectados sempre com nossos cooperados, colaboradores e comunidade, transformando vidas.

A criação do propósito chega em meio ao cenário incerto do País, mas com o intuito de reforçar o papel da cooperativa para os seus cooperados e clientes. Toda equipe precisa entender que o nosso papel é conectar sonhos e transformar vidas e que quando entramos em contato com o cooperado precisamos reforçar cada vez mais esse desejo. Sempre tivemos e temos a coragem de viver, diariamente, nosso propósito. Coragem para conectar sonhos e transformar vidas resume em poucas palavras aquilo que somos e no quea Coplacana acredita.

Aprimoramento das práticas de Desenvolvimento Humano e Organizacional

Nossa equipe de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO) atuou para reforçar o seu papel dentro da agenda estratégica, com papel mais protagonista na transformação da cooperativa, seja nos aspectos Organizacionais ou Humanos. Durante o ano, eles foram responsáveis por repensar os treinamentos e todas as atividades mesclando o presencial e online para atingir os melhores resultados. Em 2020, tivemos a organização da estrutura organizacional, criação da identidade do DHO, estruturação do modelo de remuneração variável, mapeamento dos cargos focando nos papéis e responsabilidades dos colaboradores, revisão das práticas de segurança do trabalho focando em criar ferramentas e procedimentos adequados, reestruturação dos cargos e carreiras e a implantação da avaliação de desempenho. O ponto central foi à criação do Clube de Negócios Coplacana, essencial para capacitação da equipe em diversas frentes.

Concessões Massey Ferguson Coplacana

Em 2020, a Massey Ferguson Coplacana conquistou o seu espaço entre as escolhas dos cooperados quando o assunto é a aquisição de pulverizadores, colhedoras, tratorese  serviços. São duas unidades, a primeira localizada da cidade de Jaú e a segunda em Avaré, inaugurada em 2020. No entanto 2020 também foi palco do início do planejamento de expansão para Piracicaba, Itapetininga, Itapeva e Piedade, abrangendo nesta fase 2 mais 80 municípios. Seguindo o crescimento do setor de máquinas e equipamentos agrícolas, as lojas Massey Ferguson Coplacana superaram a expectativa de faturamento em 30%.

Inauguração novas filiais

Objetivando melhorar nossa capilaridade e atendimento aos nossos cooperados, em 2020 tivemos a inauguração das novas filiais em Catanduva (SP), Goiatuba (GO), Pirajuba (MG)com lojas Coplacana,além de Avaré com a linha Massey,nos aproximando mais de nossos cooperados e primando por um atendimento cada dia melhor.

Eventos de sucesso pré-pandemia

A 6º edição da Copla Campo foi o último evento presencial do agronegócio em 2020, pois, por conta da pandemia daCovid-19, os demais eventos programados no decorrer do ano foram cancelados. A feira de tecnologia, inovação, negócios e networking do Agro da Coplacana ocorreu entre os dias 10 e 13 de fevereiro e levou 4.500 visitantes à cidade de Piracicaba. Agricultores rurais, empresas, cooperados e clientes geraram R$135 milhões em negócios, superando a edição anterior. A cada ano que passa o evento é mais conhecido e geramos mais oportunidades de negócios para nossos clientes e cooperados.

Entre os meses de janeiro e março, ocorreu a 7ª edição do CoplaSoja, feira que apresenta aos cooperados e clientes as novidades em inovação, tecnologia, técnica e soluções para a cultura da soja. No evento, os visitantes puderam ver na prática as principais tecnologias e técnicas de manejo em ação nos espaços experimentais da feira. Todas as tecnologias apresentadas na Copla Soja são aprovadas pelo corpo técnico da Coplacana para que os clientes e cooperados tenham acesso aos melhores produtos disponíveis no mercado.

Adequação para do Balcão de Negócios para Feira Digital Coplacana

A Feira Digital Coplacana teve o intuito de ser simples e acessível para que todos pudessem participar em suas propriedades. Os visitantes do evento estiveram em contato com as novidades do mercado, oportunidades de negócios e palestras todos os dias durante o período do balcão de negócios com grandes nomes do agronegócio. Com 47 parceiros comerciais, a Feira Digital Coplacana atingiu R$ 200 milhões em vendas. Defensivos e fertilizantes representaram R$ 140 milhões. Foram mais de 13.000 acessos na plataforma e o feedback foi positivo em relação aos dias do evento.

Não podemos deixar de citar a participação do nosso eterno Ministro da Agricultura e Patrono do Cooperativismo, o Sr. Roberto Rodrigues, que fez a Live de abertura do nosso Evento. Sucesso garantido.

Premiação, inovação e novas parcerias

No mês de novembro, o Avance Hub, hub de inovação da Coplacana, foi o grande vencedor da categoria Inovação no Prêmio SomosCoop – Melhores do Ano. A premiação -promovida pelo sistema Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) – homenageou iniciativas de cooperativas voltadas a proporcionar benefícios comprovados a seus cooperados e à comunidade. O prêmio contou com 595 inscrições de 22 estados do País.

Ainda no contexto de inovação e intercooperação, em 2020 firmamos participação na Supercampo, que será mais uma alternativa de espaço de compras para os cooperados da Coplacana. A ferramenta reunirá o leque de produtos já encontrados nas lojas físicas em um ecossistema cooperativista virtual com objetivo de conectar cooperados, produtos e serviços onde os cooperados vão ter mais facilidade e agilidade na hora de fazer suas compras.

A empresa, que está sediada na cidade de Curitiba, no Paraná, nasceu de um projeto da Frisia há 3 anos e que, posteriormente, em parceria com a CWS Digital, ampliou a ideia para desenvolver um marketplace exclusivo para o público cooperativista. Além das duas empresas, a SuperCampo conta com o trabalho da Coplacana e outras 11 cooperativas que juntas vão reunir, inicialmente, 80 mil cooperados, e um grande time de fornecedores e vendedores ligados às entidades.

Reestruturação do time Administrativo

Em 2020 reforçarmos o time visando uma Coplacana mais estruturada pelo porte que já possui: trouxemos um Gerente Financeiro, uma Advogada para nos suportar nas questões legais e somar ao suporte que tínhamos de prestadores de serviços, além de um Gerente de Sistemas, dividindo a importante área de Tecnologia de Informação em Infraestrutura e Sistemas. Além disso, iniciamos a revisão de processos e cadastros na Cooperativa visando maximizar a eficiência de nossa operação.

Revisão do Modelo de Precificação de Soja e de Rações

Em 2020 revisamos também os processos de formação de custos de rações, considerando a integração de nossa área de grãos, que origina a matéria-prima, e a área produtiva – as fábricas. Este modelo de transferência de custos para as áreas competentes, chamado de transferprice, permite que a Coplacana melhore a gestão dos resultados e do retorno de investimentos de cada unidade de negócio, e foi um grande avanço, permitindo também preços justos a seus cooperados.

Em grãos, expandimos nossa base de compradores, mapeando mais profundamente o mercado e conseguindo capitalizar melhores vendas e ganhos para a cooperativa.

Expansão e aumento da Capacidade do recebimento de Grãos

Durante o ano foi feito o acordo de arrendamento, com posterior direito a aquisição,da unidade de Taquarituba, Sul de São Paulo, onde teremos uma unidade de insumos e varejo, bem como recebimento de grãos, dobrando a nossa capacidade atual.Esta filial nos dará maior capilaridade numa região importante de grãos no Estado de São Paulo, reforçando nossa Estratégia de diversificar e crescer em Cereais.

Pesquisa de Engajamento Coplacana

Fizemos uma ampla pesquisa a campo, envolvendo nossas equipes comerciais, de operações e administrativa e o grande objetivo foi identificar aspectos que nos permitissem ser mais eficiente na prestação dos serviços aos cooperados e no nosso crescimento com qualidade – a pesquisa nos trouxe pilares importantes a serem trabalhados e estes passaram a ser Projetos para trabalharmos nas melhorias identificadas – uma decisão importante a partir desta pesquisa foi a necessidade de termos um sistema que permitisse uma maior automação das vendas, gestão de estoques e preços, além de um trabalho de segmentação de clientes melhor elaborados. A implantação deste sistema já tem data marcada para 2021 e trará evolução e agilidade para a Coplacana.