Crescimento na participação em volumes de grãos originados na região

Autor: Evandro Nasato, Coordenador da Unidade de Grãos Coplacana

A rentabilidade da cultura de grãos (em especial a soja) vem impulsionando o aumento na produtividade média do país, onde essa produtividade cresceu em média 6% nos últimos 10 anos, alcançando uma produtividade média de 55 sacas/hectare de soja, além do aumento na casa de 3% nas áreas plantadas com a oleaginosa. Com isso os produtores aumentam sua produção, fazendo com que haja um volume maior disponível do grão a ser comercializado, consequentemente aumentando a participação da Coplacana na compra do grão.

Contribuindo com esse aumento na originação de grãos, a Coplacana desenvolveu parcerias com armazéns gerais nas principais regiões produtoras de soja no estado, hoje já contamos com 30 armazéns espalhados pelo estado. Somente no ano de 2020 saímos de 23 para 30 pontos de recebimento por meio de parceria com Silos.

Alguns fatores contribuem para que aconteça esse aumento na produção da lavoura:

  • Rotação de cultura – Cana/Soja, onde acontece na renovação do canavial a troca de cultura, ou seja, na reforma do canavial, retira-se a cana, entra com o plantio de cereais e logo em seguida ocorre o novo plantio da cana.
  • As tecnologias que auxiliam no aumento da produção, na economia e na sustentabilidade, com o objetivo de produzir mais com menos custos.
  • Agricultura de precisão, que tem como principal objetivo usar a tecnologia para avaliação do solo e da colheita, mapeando pragas e doenças e realizando a medição da produtividade da lavoura de uma maneira geral. Auxiliando no uso correto de fertilizantes e defensivos, direcionando corretamente os insumos para a parte da lavoura que realmente precisam deles, gerando maior economia, reduzindo o custo de produção e aumentando a produtividade da lavoura.