Cooperativa inova e mantém agenda de feiras mesclando on-line e presencial

Copla Campo, Feira Digital Coplacana e Loja Digital marcaram positivamente o ano

Em 2020, adaptação foi a palavra de ordem e com os ajustes durante o percurso foi possível realizar três feiras durante o ano. O último evento presencial foi a Copla Campo e depois aconteceram, virtualmente, a Feira Digital Coplacana e a Loja Digital Coplacana. 

Copla Campo

A 6º edição da Copla Campo foi o último evento presencial do agronegócio em 2020, pois, por conta da pandemia de Covid-19, os demais eventos programados no decorrer do ano foram cancelados. A feira de tecnologia, inovação, negócios e networking do Agro da Coplacana ocorreu entre os dias 10 e 13 de fevereiro e levou 5.000 visitantes à cidade de Piracicaba. Agricultores rurais, empresas, cooperados e clientes geraram R$135 milhões em negócios, superando a edição do ano passado.

“As feiras são os momentos em que os cooperados têm oportunidades comerciais muito relevantes e também funcionam como vitrines tecnológicas onde eles podem conhecer novos produtos, tecnologias e serviços que estão sendo lançados no mercado“, explica Roberto Rossi, diretor de negócios da Coplacana. 

Muitas novidades estiveram espalhadas pelos 70 hectares, entre elas, novas opções de tecnologia para manejo de solo e amostragem para cana-de-açúcar, soja, milho, trigo. Boa parte dos negócios foram focados em defensivos, fertilizantes, foliares, máquinas, implementos e varejo.

Segundo o gerente de negócios, José Francisco de Paula Neto, houve uma grande evolução da edição de 2019 para 2020. De acordo com o profissional, o evento trouxe grandes resultados para a cooperativa. “Tudo evoluiu, desde a estrutura física, números de visitantes e parceiros comerciais. A cada ano, os números são melhores e todos os envolvidos são beneficiados. Como foi no começo do ano,não esperávamos o impacto da pandemia. Por isso, foi uma feira muito boa”, explicou

Feira Digital Coplacana

A mudança do cenário mundial conduziu a Coplacana a levar até os seus cooperados e clientes uma experiência virtual para o balcão de negócios. A Feira Digital Coplacana teve o intuito de ser simples e acessível para que todos pudessem participar. Os visitantes do evento estiveram em contato com as novidades do mercado, oportunidades de negócios e palestras com grandes nomes do agronegócio. Com 47 parceiros comerciais, a Feira Digital Coplacana atingiu R$ 200 milhões. Defensivos e fertilizantes representaram R$ 140 milhões.

“A Feira Digital foi muito importante para promover a atualização dos cooperados sobre as novas ferramentas e tendências. Com certeza, nos próximos anos, este modelo de feira será uma tendência. O plano é manter o evento online, mas nós nunca vamos perder o “jeitão Coplacana” de ser. A simplicidade e o relacionamento com o produtor sempre vão estar presentes. Se o nosso cooperado optar por ter um atendimento presencial ou via WhatsApp ou visita na fazenda ele será atendido. Estamos abertos a qualquer tipo de negociação que seja mais cômodo para o cooperado”, pontuou Neto. 

Para o diretor de negócios Roberto Rossi, a feira obteve um grande impacto positivo além do sucesso de vendas que foi o reforço da marca Coplacana para o mercado. “A Feira Digital Coplacana foi acessada por 13 mil pessoas de 17 países. Em uma feira presencial ou na ausência de um evento como este certamente a Coplacana não seria vista em um raio tão amplo. Por meio do evento,  alcançamos vários tipos de públicos e praças de diversas regiões do Brasil e do mundo. Certamente isso se transforma em oportunidades para cooperativa”, comemorou. 

“Nós reagimos rápido. Acredito que esse foi o nosso maior diferencial!“, Roberto Rossi, diretor de negócios da Coplacana. {Olho}

“A Feira Digital foi muito importante para promover a atualização dos cooperados sobre as novas ferramentas e tendências”, José Francisco de Paula Neto, gerente de negócios  

Loja Digital Coplacana

O último evento do ano foi dedicado ao público varejista e aconteceu no mês de novembro. A cooperativa criou uma loja virtual com mais de 100 itens para a casa e o campo. Além das oportunidades de compras, clientes e cooperados puderam conhecer com mais detalhes os produtos da loja virtual e receber dicas de uso por meio das lives no canal da cooperativa no Youtube. Durante os 14 dias de evento, os clientes e cooperados puderam entender, por exemplo, sobre a vida útil dos pneus, passos básicos para construir hortas e cuidados com os pets. 

Ranking de produtos Mais Vendidos nas feiras (Copla Campo e Feira Digital)

1º Defensivos agrícolas

2º Fertilizantes

3º Foliares

4º Máquinas agrícolas

5º Implementos

5º Varejo

6º Pneus